
Nos dias 30 e 31 de julho, o SENAI Paraíba recebeu uma comitiva do Departamento Regional do Ceará, formada por 21 integrantes, entre alunos, docentes e coordenadores pedagógicos. A visita técnica teve como foco a troca de experiências e boas práticas entre os dois departamentos, por meio de uma programação de benchmarking.
Durante os dois dias, os visitantes participaram de uma imersão pelas unidades do SENAI e no ecossistema de inovação da Paraíba, com atividades em Campina Grande e João Pessoa. A programação foi pensada para apresentar cases de sucesso, estratégias de mobilização e os projetos mais inovadores e com maior nível de desenvolvimento.
A interlocutora da Saga SENAI de Inovação na Paraíba, Tayze Araújo, explicou que o encontro foi planejado para proporcionar uma experiência ampla e estratégica entre os dois departamentos regionais. “A FIEPB, por meio do SENAI Paraíba, teve o prazer de receber a federação do Ceará e colaboradores do SENAI, para fazermos esse benchmark. A comitiva veio entender um pouco sobre a Saga aqui no estado e visitaram as unidades, cada uma com suas particularidades e cases de sucesso, para entender como são realizadas as nossas ações de inovação na educação. A estratégia foi que a gente pudesse trocar experiências enquanto SENAI e mostrar para eles como é a nossa relação com os atores do ecossistema de inovação do estado”, explicou.

Durante o primeiro dia, em Campina Grande, os visitantes conheceram unidades do SENAI, como o Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (CITI) e o SENAI Stenio Lopes, no bairro da Prata, o SESI Museu Digital e algumas instituições parceiras como o NUTES/UEPB e o Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), atores importantes do ecossistema de inovação da região. Em João Pessoa, no segundo dia, o grupo esteve no SENAI da capital, visitou o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, o hub de inovação IlhaTech e encerrou o roteiro na Estação Cabo Branco, ponto cultural e científico da cidade.
A consultora Ronara Marques, da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, destacou a importância dessa troca de experiências entre os dois departamentos.“Foram dois dias intensos e bem ricos, cheios de novidades e momentos onde nós pudemos vislumbrar parcerias futuras com o SENAI Paraíba e a atuação da inovação, envolvendo a nossa educação e o ecossistema dos dois estados”, disse

A visita também integrou a premiação da etapa regional do Inova SENAI Ceará, um desafio que integra a Saga SENAI de Inovação por todo o país e que busca promover a cultura do empreendedorismo através do desenvolvimento de projetos. Para o especialista educacional Anderson Soares, que também atua como interlocutor da Saga SENAI de Inovação no Ceará, a vivência trouxe aprendizados práticos para o cotidiano das ações educacionais. “Os alunos puderam absorver bastante do que é feito aqui e vamos levar muitos aprendizados para colocar em prática nos nossos projetos do dia a dia”, garantiu.
O aluno do SENAI/CE Pedro William Rodrigues, explicou que participar e vencer o Inova SENAI, foi uma oportunidade de poder entender o papel da instituição em outros estados. “Foi uma oportunidade única poder conhecer Campina Grande, João Pessoa, e também outra federação. É ótimo ver como o SENAI atua em outros estados e perceber que fazemos parte de algo muito maior", disse o estudante.
Texto/Colaboração | Igor Batista